segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Rankings

A Interbrand divulga hoje o ranking das melhores marcas russas (Best Russian Brands 2008). A Rússia é um mercado emergente, tão interessante quanto difícil para as empresas portuguesas. Apesar de todos os esforços, incluindo de caracter político, as barreiras não tarifárias à entrada neste país incluem histórias desconcertantes de dificuldades que obrigam a uma duplicação (e triplicação e por aí fora...) de esforços. Para as empresas portuguesas, quantas vezes com recursos e competências limitadas em marketing internacional, lidar com todas as barreiras alfandegárias, burocráticas e negociais deste imenso país é um tremendo desafio.

Relativamente ao ranking , de salientar (e não estranhar), a presença de três marcas do sector das telecomunicações... O estudo está disponível em: http://www.interbrand.com/images/studies/Best_Russian_Brands_2008.pdf
Relativamente ao mercado russo, recomendo vivamente a consulta do site Globaledge e, em particular, os indicadores disponíveis sobre países emergentes (incluindo indicadores de potencial de mercado) a que já foi dado destaque neste blog.

Sem comentários: