




Trend Briefing de junho de 2012:
MADE BETTER IN CHINA
Marcas e inovações chinesas estão ficando famosas no mundo todo. Você ainda não viu nada!
Fatores que impulsionam a tendência:
1. URBAN BOOM
“BOOM URBANO”
A ilusão dos novos ricos está levando os chineses para áreas urbanas. Bastam duas estatísticas para demonstrar os níveis surpreendentes no boom de consumo urbano da China:- A renda familiar urbana disponível deve dobrar entre 2010 e 2020 (Fonte: McKinsey, março de 2012).
- Em 2010, a China teve 18 milhões de famílias com renda anual acima de USD 16.000. Até 2020, esse número deve subir para 167 milhões. Isso significa quase 400 milhões de pessoas (Fonte: McKinsey, março de 2012).
2. THE BEST FROM THE EAST IN THE WEST
“O MELHOR DO OCIDENTE NO ORIENTE”
A demanda por produtos e serviços de alta qualidade é atendida (na maioria das vezes) por marcas ocidentais que se baseiam no status da sua herança. Na verdade, essas marcas conseguiram não só vender para consumidores chineses, mas também homenageá-los. Com variedades especiais de produtos MADE FOR CHINA (FEITOS PARA A CHINA) ou estendendo o RED CARPET (TAPETE VERMELHO) para consumidores chineses no mundo todo.Ambos determinaram as expectativas dos consumidores chineses e ofereceram às marcas e empreendedores chineses a inspiração e confiança necessárias para seguir adiante e ainda deixando-os conscientes da necessidade de atingir – ou superar – os padrões de qualidade definidos pelas melhores contrapartes ocidentais.
3. GLOBAL BRAIN
“CÉREBRO GLOBAL”
O impacto da Grande Muralha da China é bem documentado, mas a China está conectada. Com mais de 513 milhões de internautas (contra 245 milhões de americanos online)*, os empreendedores e consumidores chineses fazem parte do GLOBAL BRAIN, alimentando (e acrescentando) cultura e criatividade aos consumidores do mundo todo.* Fonte: www.worldinternetstats.com, dezembro de 2011
Então, não é novidade que os exemplos de produtos e serviços chineses* inovadores e de boa qualidade sejam mais fáceis de se encontrar do que nunca. E, se a criatividade chinesa realmente deslanchar, nós ainda não vimos nada! A hiper concorrência poderá precisar ser redefinida, com aquilo que é MADE FOR CHINA (FEITO PARA A CHINA) sendo substituído por MADE BETTER IN CHINA (FEITO MELHOR NA CHINA). Agora, vamos aos exemplos...
* Nesse Trend Briefing, "chinês" estamos considerando a China continental. Filtramos muitos exemplos ótimos de Hong Kong e Taiwan, além de empreendedores chineses- americanos, marcas ocidentais fortes com parcerias grandes com empreendimentos chineses, e assim por diante.
Exemplos
DESIGNED BETTER IN CHINA
“PROJETADO MELHOR NA CHINA”
Você sabe que sua economia é forte quando a arte, arquitetura e design se tornam produtos de exportação:Wang Shu: vencedor do Pritzker de Arquitetura 2012

MAD Architects

Com conclusão esperada para 2013, o Sinosteel International Plaza, em Tianjin, na China, foi projetado pelo arquiteto chinês Ma Yansong, da MAD Architects. A fachada de aço do Plaza descarta a necessidade de colunas na estrutura, o que oferece mais espaço livre no prédio.
As janelas hexagonais com tamanhos diferentes criam um padrão na superfície do Plaza, além de melhorarem a eficiência energética. Seu posicionamento estratégico vai ajudar a manter o calor no inverno e o frescor durante o verão.
Acima: uma seleção global dos projetos da MAD Architects em Pequim. Todos eles estão em construção ou concluídos.
Acima: uma seleção global dos projetos da MAD Architects em Pequim. Todos eles estão em construção ou concluídos.
MADE BETTER BY CHINA FOR ALL
“FEITO MELHOR NA CHINA PARA TODOS”
Apesar do poder econômico crescente da China, ainda há milhões de chineses com renda relativamente modesta. Junto com esse mercado nacional imenso, há bilhões de outros consumidores de mercados emergentes pagando por marcas chinesas que oferecem alta qualidade, embora os produtos de baixo custo de mercado sejam inúmeros.China Unicom: smartphones mais baratos

JAC Motors: primeira fábrica internacional no Brasil

MADE GREENER IN CHINA
“FEITO MAIS VERDE NA CHINA”
Com o governo chinês incentivando bastante a sustentabilidade (por questões de economia e orgulho nacional), e as populações urbana e rural preocupadas com a degradação ambiental cada vez maior, deve haver um fluxo maior de inovações e iniciativas chinesas para salvar o planeta:BYD: os táxis elétricos ocupam as ruas de Shenzhen

ENFI: a maior estação de captação solar do mundo

Tianjin: cidade ecológica testa soluções práticas para viver de forma mais verde

Suntech Power lidera o mercado mundial de paineis solares

MADE ONLINE IN CHINA
“FEITO ONLINE NA CHINA”
Devido a uma população virtual enorme e à censura das grandes marcas orientais online, os serviços chineses não estão simplesmente imitando os Googles, Facebooks e Twitters da vida. Ao invés disso, eles estão mostrando o caminho do futuro aos seus equivalentes mais famosos.O.cn: cidades da China com mapas ilustrados em 3D

WeiLingDi: faça check-in e avalie negócios locais

Renren: site de networking lança aplicativo social de viagens sociais

Yikuair: site de ofertas diárias oferece compra por microgrupos

Tencent: aplicativo da Weixin oferece mensagens instantâneas QQ e mais

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MADE STRANGER IN CHINA
“FEITO MAIS ESTRANHO NA CHINA”
Na China, o aumento da cultura de consumidores gerou a criação inevitável de alguns produtos e serviços “extraordinários". Independentemente do gosto pouco comum dos consumidores, as marcas chinesas estão atendendo a todos.Kiev: antigo porta-aviões soviético transformado em hotel de luxo

China Post: cartas enviadas por espaçonaves com “selos galácticos”

MADE TOGETHER IN CHINA
“FEITO JUNTO NA CHINA”
Como o país mais populoso do mundo e uma cultura coletiva forte, não é surpresa que haja uma onda de produtos e serviços chineses que unem os consumidores.Handsup.cn: oferece sugestões de preço e mercadoria aos consumidores

CreditEase: empréstimo P2P

MADE BIGGER IN CHINA
“FEITO MAIOR NA CHINA”
Seja pelo tamanho da população, das cidades ou da economia, China significa “grande”, se não “o maior”. Bastam três exemplos de consumidores para ilustrar:Pequim & Hangzhou: “o maior ônibus do mundo”

Pequim Daxing: “o maior aeroporto do mundo”

SM Tianjin: o maior shopping do mundo inaugurado em 2013

“As marcas chinesas já estão atendendo consumidores exigentes no mercado interno e, cada vez mais, no exterior. Incluindo no seu mercado.”
MADE EASIER IN CHINA
“FEITO MAIS FÁCIL NA CHINA”
Todas as pressões que levaram os consumidores mundiais a buscarem praticidade são mais intensas nas cidades chinesas. Há uma série de inovações chinesas que abrem o caminho no que se refere à simplicidade e praticidade:Ubox: aplicativo oferece pagamentos móveis em máquinas de venda

Hai Di Lao: links de vídeo para jantares

MADE FASTER IN CHINA
“FEITO MAIS RÁPIDO NA CHINA”
Na busca pela criação do melhor do melhor, a velocidade é fundamental, como as marcas chinesas sabem bem.Huawei: “o smartphone mais rápido do mundo”

Broad Group: prédio de 30 andares construído em 15 dias

Supercomputação chinesa domina o mundo

MADE MORE LUXURIOUS IN CHINA
“FEITO COM MAIS LUXO NA CHINA”
Obviamente, o luxo é parte fundamental da história da China. Mas enquanto a maior parte dos gastos de luxo são para marcas ocidentais, os chineses ricos também estão cedendo a um número maior de marcas e serviços luxuosos chineses.Shanghai Vive: herança relançada

China Railways: leitos de classe executiva no trecho Pequim – Shanghai do “Harmony Express”

NE-TIGER: espaço chinês de moda luxuosa

Gastos em artigos pessoais de luxo na China continental aumentaram de EUR 7.1 bilhões em 2009 para EUR 12.9 em 2011
(Fonte: Bain, dezembro de 2011)
(Fonte: Bain, dezembro de 2011)
P1.cn: rede social apenas para convidados

Ctrip: serviço de viagens para pessoas muito ricas

MADE BETTER IN CHINA FOR A WHILE NOW
“FEITO MELHOR NA CHINA HÁ ALGUM TEMPO”
Enquanto muitas marcas desse Trend Briefing têm sucesso relativamente recente, há várias outras marcas chinesas bem estabelecidas que já operam confortavelmente no âmbito mundial:
Li Ning: direto da Nova China

Haier: TV de ondas cerebrais

Herborist: tornando os cosméticos chineses mundiais

Ochirly: investimento da LVMH

PEAK: inauguração da primeira loja americana de esportes

Lenovo: laptop/tablet híbrido Yoga

IMPLICAÇÕES
Esqueça o estigma “Made in China”. Nessa altura, deve estar claro que as marcas ambiciosas e confiantes da China já estão atendendo a consumidores exigentes, no mercado interno e, cada vez mais, no exterior. Incluindo no seu mercado. E, se você não é um empreendedor chinês, por que não entrar em contato com algumas dessas marcas e ver se você pode ajudá-las a crescer ainda mais rápido no cenário mundial?
Novamente, essas marcas e inovações são apenas o começo. Alimentadas por tecnologias em constante melhoria, uma força de trabalho de alta qualidade e pelo consumo nacional crescente, as marcas chinesas estão apenas se aquecendo.
É por isso que todasas marcas devem ficar com os olhos na China, um mercado que vai definir, cada vez mais, a cultura do consumidor. Com as marcas chinesas exportando produtos e serviços para o resto do mundo (sem mencionar as marcas ocidentais estendendo o RED CARPET para os consumidores chineses do mundo), devemos ver as preferências chinesas com influência ainda maior sobre os produtos e serviços de consumidores, e em escala global (sim, isso, sozinho, é um Trend Briefing!).
Claro, já dissemos e vamos repetir: o aumento das marcas chinesas não indica o final de marcas mais tradicionais de economias ocidentais. A excelência e herança, seja de qualquer parte do mundo, vai continuar tendo um apelo global. As coisas só devem ficar mais competitivas, o que significa que você precisará trabalhar mais e de uma forma ainda mais inteligente. Bem, c´est la vie, ;-)
Fonte: www.trendwatching.com. Uma das principais empresas mundiais de tendências, o trendwatching.com envia seus Trend Briefings mensais e gratuitos a mais de 160.000 assinantes no mundo todo.
Novamente, essas marcas e inovações são apenas o começo. Alimentadas por tecnologias em constante melhoria, uma força de trabalho de alta qualidade e pelo consumo nacional crescente, as marcas chinesas estão apenas se aquecendo.
É por isso que todasas marcas devem ficar com os olhos na China, um mercado que vai definir, cada vez mais, a cultura do consumidor. Com as marcas chinesas exportando produtos e serviços para o resto do mundo (sem mencionar as marcas ocidentais estendendo o RED CARPET para os consumidores chineses do mundo), devemos ver as preferências chinesas com influência ainda maior sobre os produtos e serviços de consumidores, e em escala global (sim, isso, sozinho, é um Trend Briefing!).
Claro, já dissemos e vamos repetir: o aumento das marcas chinesas não indica o final de marcas mais tradicionais de economias ocidentais. A excelência e herança, seja de qualquer parte do mundo, vai continuar tendo um apelo global. As coisas só devem ficar mais competitivas, o que significa que você precisará trabalhar mais e de uma forma ainda mais inteligente. Bem, c´est la vie, ;-)
Fonte: www.trendwatching.com. Uma das principais empresas mundiais de tendências, o trendwatching.com envia seus Trend Briefings mensais e gratuitos a mais de 160.000 assinantes no mundo todo.
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