quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Empreendedorismo e Globalização

Não, não pretendo concorrer com o "Empreender", esta é, antes de mais, uma história que ilustra as fantásticas possibilidades de um mercado à escala global.

No início deste ano, recebi via email uma mensagem intrigante:

"In a plagiarism-checking exercise, I have recently found several items available for sale to students on Ebay. I believe that one item - number 130198706427 - may be your work."

Assinava uma Senior Lecturer de uma Universidade Inglesa, que eu não conhecia. Não percebi logo do que se tratava. Pesquisei o item em causa e fiquei siderada... Sem fôlego, mesmo! A minha Tese de Doutoramento estava à venda no eBay!!... Eu não estava a vender a minha tese de Doutoramente no eBay!... Quem estava a vender a minha Tese de Doutoramento no eBay??? A minha rica tese, que me custou tanto a fazer! Custou... Aquilo foi-me praticamente arrancado das entranhas... (eu sei que é um pouco melodramático, mas acho que quem fez, ou está a fazer, doutoramento sabe do que estou a falar...). A revisão de literatura, resultante da leitura ensonada de centenas de artigos (não, não estou a exagerar, foram mesmo centenas... ), entre o nascimento do J. e do N., depois de meses e meses de noites mal dormidas,à venda no eBay?!!...

Nada me poderia ter preparado para uma notícia destas. É certo que, algumas semanas antes, a consulta das estatísticas de downloads da tese no RepositoriUM da Universidade (motivada por um pedido da tese que me chegou via Reitoria e que achei suspeito) me tinha deixado abismada: Tinha havido cerca de 1 milhar de downloads da tese! Até do Irão, da Guiana... eu sei lá! Nessa altura, também esperneei. Quis passar a tese da modalidade de acesso livre para acesso restrito. Não foi autorizado. Explicaram-me que tal iria contra a filosofia geral do RepositóriUM de disponibilizar a sua produção científica... A menos que se tratasse de "circunstâncias muito excepcionais, graves e devidamente fundamentadas"... Mais trabalho? Estava tão ocupada com a Direcção de Curso! Deixei passar...

Foi, portanto, uma surpresa. Comuniquei aos meus orientadores, à minha Escola e à minha Univerdade, que entendia tão lesados quanto eu. A resposta chegou com o parecer do GAPI - Gabinete de Apoio à Promoção da Propiredade Intelectual. Trata-se de facto de um ilícito criminal que viola os direitos de autor... No entanto, os direito de autor pertencem-me em exclusivo pelo que me compete agir enquanto titular dos mesmos... Estão mesmo a ver: mais trabalho! Diga-se que pela altura do ano lectivo em que esta informação chegou, a minha energia já nem chegava para me indignar. 2007/2008 ( e os que o antecederam... ) foi um ano duro... Achei que tinha de pensar durante uns tempos... E pensando bem, tratava-se de um (ou uma) empreendedora inteligente!... Vejam como anunciava o meu trabalho:
100,000 words - 331 pages
Widely Accredited
Expertly written throughout
Excellent literature review
Many contemporary models used
Top quality!

Obviamente, o facto de ter escrito em Inglês explica o interesse pela tese. Trata-se de um tema que, sendo importante em Marketing internacional, é extremamente difícil de abordar do ponto de vista da investigação académica. Parti para a Tese com a intenção de abordar aquela que eu via como o cerne da decisão de globalizar: será que ao nível dos consumidores se verifica uma tendência para a convergência, viabilizando assim a globalização, ou a cultura mantêm-se como uma influência determinante que, em última análise, limita o potencial de estandardização? Mas um trabalho de doutoramento tem regras e condicionalismos muito próprios e acabei por fazer um trabalho mais focalizado com o título "The influence of culture on consumers: Exploratory and risk taking behaviour". Ainda assim, é um trabalho que tem despertado algum interesse devido a um interesse crescente pela temática da influência da cultura. Na verdade, depois do entusiasmo pelas promessas da globalização gerado pelo artigo de Levitt de 1983, "The Globalization of Markets", muito se tem escrito sobre se a cultura em marketing internacional e comportamento do consumidor. Aliás, um artigo que publiquei em co-autoria com M. Farhangmehr e A. Shoham, sobre esta questão no Journal of Business Research ficou em 9º lugar no ScienceDirect Top 25 relativo ao período de Abril -Junho de 2007 (Esta lista baseia-se no número de downloads de artigos, na área de Business, Management e Accounting a partir da Science Direct...)

Durante muito tempo, mantive o parecer na secretária, à minha frente. Não cheguei a fazer nada. Fui de férias sem resolver o assunto, que, apesar de tudo me atormentava, mas não tinha energia para me envolver numa batalha legal sobre este assunto. Recentemente, voltei a pesquisar a Tese no eBay. Já não se encontra à venda!... Imagino que não fosse lá muito bom negócio... Ou, pelo contrário, talvez tenha ficado rico, quem sabe? O empreeendedorismo à escala global compensa!

2 comentários:

Simão Pfc Neves disse...

Cheguei a este post através do Empreender.
Achei tão incrível que decidi postar no meu blog acerca deste episódio.
Pode ler aqui:
http://desabafoatlantico.blogspot.com/2008/10/quando-precisas-de-ajuda-o-problema-s.html

Anónimo disse...

E porque não experimentar "Open Access"?
http://confOA08.sdum.uminho.pt/