quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Rebranding

A Matsushita divulga hoje a mudança do seu nome de marca para Panasonic. Com esta mudança, a empresa reconhece a importância de apostar numa única marca a nível global. Confrontada com o envelhecimento da população no Japão, país que representa metade das suas vendas, a empresa deixa cair o nome do seu fundador (e marca usada no mercado nacional) e adopta aquela que é a marca mais conhecida a nível global - Panasonic.

Na verdade, apesar de apresentar vendas semelhantes às rivais Samsung e Sony, a Panasonic fica-se pelo 78º lugar no recém divulgado ranking da Interbrand, longe do 21º e 25º lugares das concorrentes.

Em Marketing Internacional, costumo dedicar uma aula à decisão de marca. Obviamente a escolha de um nome global vs nomes de marcas locais, diferentes de mercado para mercado, é a questão central da discussão. Debatemos as vantagens e limitações da estratégia de marca global e inevitavelmente chegamos à conclusão que, a longo prazo, apenas as marcas locais muito fortes poderão resistir à tendência para a globalização. E novos exemplos provam-no todos os dias...

Sem comentários: